Educação, cultura e esportes

Comissão estende validade da carteira de estudante de quem conclui ensino médio

Para o relator, medida é importante para que os jovens se mantenham constantemente atualizados e ampliem seu universo cultural

08/10/2015 - 17:01  

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (7), o Projeto de Lei 7893/14, que estende a condição de  estudante por mais um ano após a conclusão do ensino médio, para adolescentes e jovens que não deem continuidade aos estudos de imediato. A condição de estudante, comprovada por meio da Carteira de Identificação Estudantil (CIE), permite que esses cidadãos paguem meia-entrada em espetáculos artístico-culturais e esportivos e, em alguns estados, tenham direito ao passe-livre nos meios de transporte públicos urbanos.

Gustavo Lima/Câmara dos Deputados
Dep. Waldenor Pereira
Waldenor Pereira: proposta amplia acesso à cultura para jovens

Segundo o autor da proposta, deputado César Halum (PRB-TO), a medida garante mais tempo para que os jovens que concluíram a educação básica consigam ingressar no ensino superior ou entrar no mercado de trabalho.

O parecer do relator, deputado Waldenor Pereira (PT-BA), foi favorável à proposta. “O mérito da iniciativa é inegável, na medida em que a oportunidade de acesso a bens culturais é condição relevante para a inserção social dos egressos do ensino médio e para que possam manter-se constantemente atualizados e com possibilidade de ampliar seu universo cultural”, afirmou.

Para o relator, “o eventual impacto negativo na arrecadação das instituições promotoras de cultura não seria significativo a ponto de prejudicar a viabilidade econômico-financeira do negócio”.

Tramitação
O projeto será analisado ainda em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Lara Haje
Edição - Adriana Resende

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta