Meia hora de sessão expôs divergências sobre vetos
07/10/2015 - 15:10
Durante a meia hora em que houve a sessão do Congresso, antes do encerramento por falta de quórum, o debate sobre os vetos com impacto no Orçamento do governo federal foi o destaque.
O deputado Henrique Fontana (PT-RS) defendeu a manutenção dos vetos e negociações com as categorias para uma solução intermediária. Ele lembrou a negociação feita no Plenário para a manutenção do veto do fator previdenciário, que gerou mudanças na medida provisória sobre o mesmo tema. “Vou pedir voto para manter esses vetos importantes para a estabilidade da economia brasileira”, afirmou. Fontana também fez críticas à oposição. “Parte da oposição, ao longo das duas semanas, vem enveredando a passos largos no rumo do quanto pior melhor, o que impacta a economia brasileira como um todo”, condenou.
As críticas foram rebatidas pelo deputado Pauderney Avelino (DEM-AM). Para ele, é o governo que está esvaziando as votações dos vetos. “A oposição é pequena, por si só não faria a obstrução para o fim desta sessão. O que eu percebo é que a base do governo está insatisfeita com a distribuição de cargos, e não está dando presença para votar os vetos que a presidente imagina que vai manter; mas nós vamos derrubá-los”, afirmou.
O deputado Hissa Abrahão (PPS-AM) também defendeu a derrubada do veto. “O Judiciário não pode sofrer as consequências do desgaste do Congresso com o Planalto”, disse.
Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Luciana Cesar