Saúde

Debatedora revela aumento de casos de sífilis em mulheres grávidas

29/09/2015 - 10:21  

Assista ao vivo

A vice-presidente de inovação da Eurofarma, Martha Penna, afirmou há pouco que em 2013 houve um aumento de quase 1000% de incidência de sífilis em grávidas em relação aos anos anteriores. Ela garantiu, porém, que a indústria farmacêutica vai retomar a produção de penicilina benzatina, a benzetacil, em 2015. A penicilina benzatina é o medicamento mais indicado para o tratamento da sífilis e da febre reumática. A audiência que ocorre neste momento na Comissão de Seguridade Social e Família trata do desabastecimento de benezetacil na rede pública de saúde.

“A nossa venda histórica é de cerca de 2 milhões e meio de frascos; em 2013, começou a haver restrição em virtude da redução do estoque, e passamos a não entrar em licitações; em 2014, a produção foi de 1 milhão e 600 mil; mas a nossa expectativa é a de que em 2015 a produção chegue a mais de 9 milhões de frascos, porque há um aumento da demanda”, disse.

Martha Penna explicou que o Brasil, apesar de ter uma indústria farmacêutica forte, importa os insumos. “Não fabricamos penicilina, mas formulamos o produto final. Buscamos a matéria-prima de dois fornecedores, um europeu e um chinês”, explicou. Ela disse que houve uma redução de fornecedores mundiais da penicilina nos últimos anos e por isso a empresa passou a buscar outras opções, como o mercado chinês.

Segundo a vice-presidente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi uma importante parceira para acelerar o processo de regulamentação dos novos fornecedores.

A audiência continua no Plenário 7.

Mais informações a seguir.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – João Pitella Junior

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.