Economia

Defesa do Consumidor rejeita proposta sobre abastecimento de caixas eletrônicos

Segundo o relator, a proposta invade a competência do Conselho Monetário Nacional, que regula o funcionamento do Sistema Financeiro Nacional, e do Banco Central, que fiscaliza as instituições financeiras

03/09/2015 - 21:53  

Lucio Bernardo Junior / Câmara dos Deputados
Audiência pública para esclarecer a adoção de programas de manejo populacional e descentralização dos serviços de bem-estar animal e vigilância epidemiológica, bem como para discorrer sobre o aumento dos casos da leishmaniose no país. Presidente da CPI, dep. Ricardo Izar (PSD-SP)
Izar: só um projeto de lei complementar, e não um ordinário, poderia alterar a regra vigente.

A Comissão de Defesa do Consumidor rejeitou, na última quarta-feira (26), projeto de lei que obriga os bancos a disponibilizar, nos caixas eletrônicos, papel-moeda suficiente para atendimento de seus clientes, inclusive nos fins de semana. A medida está prevista no PL 1681/15, do deputado Hildo Rocha (PMDB-MA).

O relator na comissão, deputado Ricardo Izar (PSD-SP), recomendou a rejeição da matéria com o argumento de que ela invade a competência do Conselho Monetário Nacional.

Conforme explicou, a Lei Complementar 4.595/64 estabelece que é competência do conselho regular o funcionamento do Sistema Financeiro Nacional e do Banco Central fiscalizar as instituições financeiras.

Ainda segundo Izar, só um projeto de lei complementar, e não um ordinário, poderia alterar a regra vigente. “A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania confirmou que, para tratar de funcionamento do sistema financeiro nacional, é necessário que a proposição seja revestida da forma de projeto de lei complementar.”

Livre iniciativa
Ricardo Izar também observou que os bancos são os maiores interessados em disponibilizar dinheiro “para cativar e fidelizar seus clientes”. Sendo assim, o projeto representaria uma afronta à livre iniciativa.

O relator ponderou ainda que a liberdade hoje dada aos bancos para decidirem sobre o abastecimento de caixas eletrônicos leva em consideração também a segurança das diferentes localidades.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação, inclusive quanto ao mérito; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1681/2015

Íntegra da proposta

Mais conteúdo sobre