Câmaras do Brasil e do Chile firmam acordo de cooperação
26/08/2015 - 19:58

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e o presidente da Câmara de Deputados do Chile, Marco Antonio Núñez Lozano, assinaram na terça-feira (25), em Brasília, um protocolo de cooperação entre os parlamentos dos dois países. Segundo o texto, as Câmaras brasileira e chilena vão buscar aproximação nas áreas social, política, econômica, científica, tecnológica e cultural. Além disso, as Casas irão contribuir para a ratificação dos acordos firmados entre os dois países (os projetos que confirmam os tratados internacionais precisam ser votados em Plenário).
A comitiva chilena foi recebida por Eduardo Cunha e outros deputados no Salão Nobre do Congresso Nacional. “O Chile tem uma importância mundial; mas para nós tem uma relevância especial, pelo exemplo em superar muitos momentos semelhantes ao que nós temos”, disse Cunha.
Durante o encontro, parlamentares chilenos e brasileiros trocaram experiências sobre as reformas política, tributária, trabalhista e educacional que ocorreram recentemente no Chile. Outro tema abordado foi a necessidade de convergência entre os processos de integração na América Latina, em particular entre o Mercosul e a Aliança do Pacífico — bloco comercial formado em 2012 que engloba o Chile, a Colômbia, o México, o Peru e a Costa Rica.
Da Redação/JPJ
Com informações da Presidência da Câmara