Economia

Frente Parlamentar em Defesa do Carvão Mineral é reinstalada

25/08/2015 - 23:50  

Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Cerimônia de reinstalação e posse da nova Diretoria da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Carvão Mineral e comemoração dos 10 Anos da Frente Parlamentar. Dep. Afonso Hamm (PP-RS)
Afonso Hamm: carvão aumentou sua participação na matriz energética, com custo compatível para o consumidor

A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Carvão Mineral foi reinstalada nesta terça-feira (25). O senador Paulo Bauer (PSDB-SC) foi eleito como novo coordenador da frente, formada por 185 deputados e 14 senadores e com dez anos de existência.

Para o deputado Afonso Hamm (PP-RS), que presidiu a frente desde 2013, houve conquistas importantes para o setor, como a participação maior do carvão como matriz energética, com custo “compatível para o consumidor” e proposta “ambientalmente equilibrada” nos leilões promovidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Potencial de avanço
Hamm afirmou, porém, que há muito a avançar no uso dessa fonte de energia. “O mundo todo utiliza carvão mineral para 41% da geração elétrica; e o Brasil, menos de 2%. Então, nós temos espaço”, disse.

Durante o evento, o deputado foi homenageado pela Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM) e pelo Sindicato da Indústria de Extração de Carvão de Santa Catarina.

O ministro do Trabalho, Manoel Dias, participou do evento e disse que o carvão mineral, mesmo com uma campanha nacional contrária ao seu uso, continua sendo uma importante fonte mundo afora. “Hoje ele tem um papel importante, quando o mundo se ressente da redução de águas. O carvão mineral ainda representa 41% da produção de energia no mundo”, ressaltou.

Segundo Dias, é preciso recuperar o prestígio do uso do carvão mineral, usado para alimentar usinas termelétricas.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.