Política e Administração Pública

Deputado sugere, mas presidente do Postalis descarta pedir afastamento do cargo

25/08/2015 - 18:38   •   Atualizado em 25/08/2015 - 18:54

Assista ao vivo

O deputado Marcelo Aro (PHS-MG) sugeriu o afastamento espontâneo do presidente do Postalis, Antônio Conquista, devido aos problemas na gestão do fundo de pensão dos Correios, que acumula uma série de suspeitas de irregularidades e fraudes de R$ 5,6 bilhões.

Conquista presta depoimento à CPI dos Fundos de Pensão e descartou a possibilidade de afastamento. “Ainda tenho uma missão e não gostaria de deixar no meu currículo a não solução para a questão do deficit do Postalis”, declarou.

Durante todo o depoimento, o presidente do Postalis tem destacado as iniciativas de “governança e transparência” que adotou para superar os problemas de gestão. Recentemente, Conquista foi reconduzido ao cargo, que ocupa desde abril de 2012.

Auditoria interna
Antônio Conquista não quis aprofundar os comentários em torno de uma reportagem da revista Época que aponta prejuízos de R$ 2,6 bilhões no Postalis, só nos últimos dois anos, período coincidente com a atual gestão do fundo. A matéria cita auditoria interna dos Correios, iniciada em maio.

A investigação mostrou gestão contrária às regras do mercado, omissão de documentos sobre avaliação de riscos de investimentos e ações que facilitam fraudes. A auditoria aponta ainda “fragilidade nos mecanismos de controle” do Postalis.

Conquista informou que a auditoria dos Correios ainda não foi concluída e se comprometeu a esclarecer esses pontos para a CPI assim que tiver acesso ao documento oficial da estatal.

A audiência da CPI foi encerrada há pouco.

Continue acompanhando esta cobertura

Reportagem - José Carlos Oliveira
Edição - Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.