Direitos Humanos

Em sessão solene, Câmara lembra o Dia Nacional da Juventude

18/08/2015 - 15:28  

Maryanna Oliveira / Câmara dos Deputados
Homenagem ao Dia Nacional da Juventude. Dep. Wilson Filho (PMDB-PB)
Wilson Filho informou que apresentará aos líderes de partidos a proposta de criação da Bancada da Juventude

A Câmara dos Deputados lembrou nesta terça-feira (18), em sessão solene, a importância do Dia Nacional da Juventude, comemorado em 12 de agosto. O deputado Wilson Filho (PTB-PB), autor do requerimento de homenagem, prometeu criar a Bancada da Juventude, a exemplo da Bancada da Mulher. Ao afirmar que os jovens têm se destacado como voz forte nos movimentos sociais, ele ressaltou que a Casa possui mais de 40 deputados com menos de 35 anos.

Em seu pronunciamento durante a sessão, o deputado André Figueiredo (PDT-CE) acusou o Executivo de promover um esvaziamento dos projetos em benefício dos jovens: “Em meio à crise econômica, esvaziam-se as políticas sociais e as políticas da juventude. Padecemos de um modelo que privilegia sempre o lucro do sistema financeiro”.

Segundo a deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), agora que os anseios da população ganham maior repercussão “os jovens se mostram preocupados com um governo desastroso”, com reflexos nos índices de desemprego. “O governo finge preocupação, mas só consegue apresentar estatísticas vazias”, completou a parlamentar.

O deputado Celso Maldaner (PMDB-SC) lembrou que, apesar de o Estatuto da Juventude ter sido criado em 2013, os direitos dessa parcela da população ainda não são respeitados. De acordo com ele, uma população de 50 milhões de brasileiros está entre os 15 e 29 anos, faixa etária prevista no Estatuto da Juventude. “O futuro de toda essa geração será comprometido, pois deverá haver dois anos de recessão e não existirá emprego”, alertou Maldaner.

Reforma ética
O deputado Zé Silva (SD-MG) conclamou a juventude a seguir o caminho de uma reforma ética e moral no País, “que não dilapide a Petrobras e o BNDES”. Segundo ele, existe sim a boa política.

A deputada Luizianne Lins (PT-CE) disse que “temos ausências de políticas públicas para a juventude”. De acordo com a parlamentar, os jovens querem ações concretas, como locais para a prática de esportes, artes, educação e combate à violência.

Reportagem – Roberto Stefanelli
Edição – João Pitella Junior

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.