Cidades e transportes

Deputados destacam esforço do Ministério do Transportes para manter investimentos

13/08/2015 - 11:55   •   Atualizado em 13/08/2015 - 16:54

Assista ao vivo

Diversos deputados destacaram há pouco o esforço do Ministério dos Transportes para manter investimentos mínimos em infraestrutura mesmo no cenário de ajuste de contas públicas para reduzir gastos.

Durante comissão geral com o ministro do setor, Antonio Carlos Rodrigues, o deputado João Carlos Bacelar (PR-BA) defendeu o avanço do processo de concessões para estimular investimentos privados em rodovias, ferrovias e hidrovias.

No entanto, segundo ele, o País precisa ter cuidado para não entregar o patrimônio nacional a empresas estrangeiras. “Nesse momento de grande dificuldade, não podemos entregar nosso patrimônio para empresas de fora por meio de concessões. Precisamos garantir que nosso patrimônio fique aqui, com empresas brasileiras”, sustentou.

Os deputados catarinenses Jorginho Mello (PR-SC) e Edinho Bez (PMDB-SC) também destacaram as dificuldades enfrentadas pelo País atualmente e parabenizaram Rodrigues pelo trabalho realizado em 8 meses à frente do ministério.

“Destaco como exemplo do que vem sendo feito a inauguração da Ponte Anita Garibaldi, um cartão postal da BR 101, que é uma ponte de alta tecnologia, a qual tive a oportunidade de inaugurar juntamente com o ministro em julho”, disse o deputado Jorginho Mello.

O deputado Laerte Bessa (PR-DF), por sua vez, pediu ao ministro a duplicação da DF 080, que liga as cidades de Taquatinga e Braslândia. “Essa rodovia apresenta problemas sérios, com uma média de 10 mortes por mês. E de todas as saídas que ligam cidades do entorno do Distrito Federal com Goiás estão duplicadas, apenas essa ainda não está”, disse.

Já o deputado Bebeto (PSB-BA) ponderou que a situação atual do País requer a revisão de alguns investimentos, mas criticou a redução do orçamento previsto para este ano para a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes, responsável pela malha ferroviária do País.

“Não podemos colocar a culpa em vossa excelência pela situação do País”, disse ao ministro. “Mas tínhamos um orçamento previsto de R$ 300 milhões [da Valec na Bahia] e hoje já está em R$ 180 milhões. É inadmissível garantir os investimentos com essa redução de orçamento”, criticou Bebeto.

Participe
A população pode enviar perguntas e fazer comentários sobre a comissão geral pelo Disque-Câmara (0800 619 619) ou na sala de bate-papo do portal e-Democracia.

Mais informações a seguir

Reportagem - Murilo Souza
Edição – Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.