Comissão debaterá indicadores de políticas públicas de caráter esportivo
07/08/2015 - 17:55
A Comissão do Esporte promove audiência pública com foco na construção de indicadores para a elaboração de políticas públicas de caráter esportivo. Entre os indicadores, estão os de sedentarismo e os que apontam metas para esportes de alto rendimento.
O debate foi marcado para quarta-feira (12), a partir das 15 horas, no plenário 4, na subcomissão especial do Plano Nacional do Desporto. Para a construção dos indicadores, foram convidados:
• o secretário de Controle Externo da Educação, Cultura e do Desporto do Tribunal de Contas da União (SecexEducação), Ismar Barbosa Cruz;
• o professor da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ence/IBGE) Paulo de Martino Jannuzzi;
• o coordenador de Educação da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA/Disoc), Paulo Roberto Corbucci; e
• o presidente da Comissão Nacional de Atletas, Lars Schmidt Grael.
Saúde pública

O relator da subcomissão, deputado Evandro Roman (PSD-PR), argumenta que os indicadores serão fundamentais para orientar a formulação de políticas públicas, sobretudo na meta de tirar o brasileiro do sedentarismo e, ao mesmo tempo, aliviar a pressão sobre os postos de saúde do País.
"Quem não sabe o que procura não identifica o que encontra. Pelos indicadores, as grandes ações que teremos pela frente envolvem trabalhar com o esporte-participação”, afirmou.
“O brasileiro foi se ‘norteamericanizando’ e isso foi nos tornando cada vez mais sedentários. Isso hoje é um problema de saúde pública: o brasileiro que não pratica atividade física e não controla a alimentação tem um problema muito sério de sobrepeso e obesidade, que leva a doenças crônicas e degenerativas", acrescentou.
Sedentarismo
Pesquisa recente divulgada pelo Ministério do Esporte revela que quase 46% dos brasileiros são sedentários. Esse índice equivale a 67 milhões de pessoas. De acordo com a mesma pesquisa, o sedentarismo é maior entre as mulheres (50,4%) do que nos homens (41,2%).
O deputado Evandro Roman pretende apresentar o relatório final da subcomissão do Plano Nacional do Desporto em novembro. O incentivo à atividade física em ambiente escolar já é ponto certo do relatório.
"O esporte escolar é o grande objetivo do trabalho: desde os primeiros anos escolares até o final da universidade, porque, a partir do momento da massificação nas escolas e universidade, a qualidade virá naturalmente”, destacou o parlamentar.
“O que não for no caminho desportivo de alto rendimento, com certeza será uma pessoa que terá a possibilidade de, em um fim de tarde, calçar um tênis, colocar uma bermuda e sentir o gosto da liberação de endorfina no organismo para o bem-estar, cuidando, principalmente, da promoção da saúde", observou.
Em outras audiências públicas, a subcomissão do Plano Nacional do Esporte já ouviu representantes do Ministério do Esporte e das secretarias estaduais e municipais de esporte.
Reportagem – José Carlos Oliveira
Edição – Newton Araújo