Saúde

Projeto obriga o SUS a distribuir gratuitamente remédios para tratar mucopolissacaridose

30/07/2015 - 14:34  

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 2747/11, do ex-deputado Junji Abe (PSD-SP), que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a distribuir, gratuitamente, todos os medicamentos necessários para o tratamento da mucopolissacaridose e de seus sintomas.

“A intenção é deixar, de forma expressa, o direito dos portadores de mucopolissacaridoses a terem acesso ao tratamento terapêutico integral pelo SUS”, diz Abe.

Além da distribuição gratuita dos medicamentos, o projeto obriga a União a promover a padronização dos medicamentos que serão usados para o cumprimento da nova lei, de acordo com os protocolos clínicos aprovados pela comunidade científica. Pelo texto, a lista de medicamentos deverá ser atualizada sempre que necessário, tendo em vista a incorporação de produtos inovadores.

A mucopolissacaridose é uma doença hereditária caracterizada pela diminuição da atividade de determinadas enzimas responsáveis pelo processamento de um tipo específico de açúcar (o mucopolissacarídeo).

Os portadores da doença apresentam como sintomas: aumento do fígado e do baço, deformidade óssea, limitação articular, infecções sucessivas do trato respiratório, problemas nas válvulas cardíacas, opacidade da córnea, falta de ar durante o sono (apneia), cabeça aumentada, entre outros.

Tramitação
O projeto será analisado conclusivamente pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2747/2011

Íntegra da proposta