Direitos Humanos

Plenarinho divulga vencedor de concurso de desenhos para capa do ECA

15/06/2015 - 19:18  

Divulgação/Câmara dos Deputados
ECA - Plenarinho
O 1º lugar foi o desenho da estudante Lierllen Carla Alves Freire, da cidade de Tabuleiro do Norte, Ceará

O Plenarinho - portal infantojuvenil da Câmara dos Deputados - divulgou o vencedor do concurso dos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei 8.069/90). Foram quase quinhentos desenhos recebidos, produzidos por crianças e adolescentes de todo o Brasil. O escolhido vai estampar a capa da edição comemorativa dos 25 anos da Lei.

Cada participante mostrou sua compreensão sobre os direitos e deveres defendidos pelo ECA. A maioria trouxe ilustrações sobre os direitos das crianças de ter saúde, educação em uma escola bacana e um lar feliz com muito carinho e amor.

O desenho escolhido para a capa do ECA foi o de Lierllen Carla Alves Freire, de 12 anos, estudante do 8º ano do Centro Educacional Cenecista Nossa Senhora das Brotas (CNEC), da cidade de Tabuleiro do Norte, Ceará.

Lierllen contou que “sempre gostou muito de desenhar” e que participar do concurso seria uma ótima oportunidade para mostrar sua arte. Ela desenhou a bandeira do Brasil nos 25 anos do ECA, como uma construção conjunta de várias crianças.

O segundo lugar ficou com o desenho de Aline Sakamoto Kaminski, de 14 anos, estudante do 9º ano do Colégio Rio Branco-Unidade Granja Vianna, da cidade de Cotia, São Paulo. O terceiro lugar foi para Marcela Caliste Pimentel, 14 anos, estudante da Escola Estadual Professora Therezinha Sartori, da cidade de Mauá, São Paulo.

Os três desenhos selecionados estão em exposição no site do Plenarinho. O segundo e o terceiro lugar também vão receber brindes e todos os participantes do concurso ganharão revistas com os personagens do portal infantojuvenil.

A edição comemorativa do Estatuto da Criança e do Adolescente tem lançamento previsto para julho, quando a Lei completa 25 anos de vigência.

Sancionado em 1990, o ECA regulamenta os artigos 227 e 228 da Constituição. O texto foi feito com a participação de milhares de pessoas, incluindo crianças e adolescentes de todo o Brasil. São mais de 250 artigos na lei, que é uma das mais avançadas do mundo, considerada a Constituição das crianças.

Da Redação - NA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.