Política e Administração Pública

Câmara aprova proposta que dá nome de Luís Carlos Prestes a ponte no RS

25/05/2015 - 16:49  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5031/09, do Senado, que dá o nome de Luís Carlos Prestes à ponte sobre o Rio Gravataí, entre os municípios de Canoas e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

A proposta foi aprovada em caráter conclusivo e está pronta para ir à sanção presidencial, a não ser que haja recurso para votação em Plenário.

Gaúcho, Luís Carlos Prestes combateu a República Velha como integrante do movimento tenentista (formado em geral por militares de média e baixa patentes) e comandou a Coluna Prestes, marcha que percorreu 25 mil quilômetros pelo interior do País espalhando ideias como o voto secreto. A liderança na coluna lhe rendeu a alcunha de “cavaleiro da esperança”.

Comunismo
A marcha terminou em 1927. Exilado na Bolívia, Prestes filiou-se ao comunismo e liderou a Intentona Comunista de 1935, que tentava derrubar o governo de Getúlio Vargas. Prestes foi preso e teve a mulher, Olga Benário, deportada para a Alemanha hitlerista, onde ela foi exterminada em um campo de concentração.

Prestes foi eleito senador em 1945, mas logo teve o mandato cassado depois que o Partido Comunista Brasileiro foi colocado na clandestinidade. Em 1971, exilou-se na antiga União Soviética, retornando ao Brasil depois da anistia, em 1979.

"Líder nato"
A relatora na CCJ, deputada Maria do Rosário (PT-RS), concordou com a homenagem. Ela lembrou que Prestes foi eleito um dos 100 maiores brasileiros de todos os tempos em concurso realizado pelo SBT e pela BBC em 2012. “Prestes era um líder nato, que sonhava com um Brasil mais justo e igualitário”, afirmou.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5031/2009

Íntegra da proposta