Presidente do Coaf é convocado pela CPI da Petrobras
A comissão aprovou ainda a convocação de empresários de diversas empresas, entre elas a Toyo Setal, a Sete Brasil, a SAP Brasil Ltda e o Grupo Schain
14/05/2015 - 12:25
A CPI da Petrobras aprovou a convocação de Antônio Gustavo Rodrigues, presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). O requerimento foi feito pelo deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS) e foi defendido pelo relator da CPI. “Nas audiências que fizemos em Curitiba doleiros apontaram brechas legais no sistema financeiro e fizeram críticas ao Coaf”, disse o deputado Luiz Sérgio (PT-RJ).
“Se isso tudo está acontecendo é porque o Coaf não está atuando com o devido rigor”, disse o deputado Celso Pandera (PMDB-RJ). Ele disse que o sistema financeiro paralelo operado pelos doleiros Alberto Youssef e Nelma Kodama não é suficientemente fiscalizado.
A CPI está desde as 10 horas votando requerimentos. Foram aprovadas ainda as convocações de Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil Ltda no País, e Ricardo Kümmel Medina, diretor da empresa - pedido feito pelo deputado João Carlos Bacellar (PR-BA).
Também foi convocado o empresário Renato Abreu, presidente do Grupo MPE Montagens e Projetos Especiais S.A, no Rio de Janeiro. O requerimento de convocação foi proposto pelo deputado Altineu Cortes (PR-RJ).
A MPE foi citada, nos depoimentos do ex-diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef, como integrante permanente do "clube das empreiteiras" que combinava resultado das licitações e dividia entre si as obras da estatal. É uma das empresas que respondem a processo administrativo na Controladoria Geral da União por suspeita de envolvimento na formação de cartel detectada pela Operação Lava Jato.
A CPI aprovou ainda a convocação de Hamylton Padilha, empresário que, segundo o deputado André Moura (PSC-SE), intermediou operações de vendas de poços de petróleo da Petrobras na África. Além dele, foi convocado João Augusto Rezende Henriques, ex-diretor da BR Distribuidora. Segundo o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), autor do requerimento, ele fez lobby para Padilha.
Sócios e executivos de empresas contratadas pela Petrobras também tiveram suas convocações aprovadas. É o caso de Carlos Eduardo Schain, Milton Toufic Schain, Salin Toufic Schain, Rubens Toufic Schain e Pedro Schain. Todos são diretores do Grupo Schain, uma das empresas suspeitas de formação de cartel em contratos com a Petrobras.
Também tiveram depoimentos aprovados os executivos Roberto Mendonça, sócio da empresa Toyo Setal, e Newton Carneiro da Cunha, presidente do conselho administrativo da Sete Brasil.
A CPI está reunida no plenário 9.
Mais informações a seguir
Reportagem - Antonio Vital
Edição - Natalia Doederlein