Cidades e transportes

Deputados pedem que programas do Ministério das Cidades contemplem a Amazônia

15/04/2015 - 17:10  

Deputados pediram ao ministro das Cidades, Gilberto Kasseb, que considere as especificidades da Amazônia na execução dos programas habitacionais, de saneamento básico, de mobilidade e de desenvolvimento urbano realizados pela pasta. O ministro participou de audiência pública, encerrada há pouco, da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia.

Segundo os parlamentares, a região amazônica sofre com problemas ligados a enchentes – como erosão, pontes danificadas e estradas interrompidas – que são de difícil solução para prefeituras e governos estaduais.

De acordo com a deputada Júlia Marinho (PSC-PA), até mesmo o programa carro-chefe do ministério, o Minha Casa, Minha Vida, tem dificuldade de ser executado em vários municípios da Ilha de Marajó, por exemplo. Nesses locais, ressaltou, há empecilhos para o transporte de materiais de construção.

Nova fase
Kassab se comprometeu a estudar todas as sugestões apresentadas pelos parlamentares, com a possibilidade inclusive de aproveitar algumas delas no lançamento da fase 3 do Minha Casa, Minha Vida, o que, segundo ele, deve ocorrer em algumas semanas.

Conforme o ministro, nas fases 1 e 2 do programa, a Região Norte foi contemplada com 274 mil unidades habitacionais.

Reportagem - José Carlos Oliveira
Edição - Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.