Parlamentares criam grupo para fomentar setor hoteleiro
15/04/2015 - 15:04

Foi lançada nesta quarta-feira na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar pela Qualidade da Hotelaria Brasileira, com o objetivo de melhorar as condições de hóspedes e trabalhadores da hotelaria e dar aos empresários condições de prestar um serviço de melhor qualidade.
Na opinião do coordenador da frente, deputado César Halum (PRB-TO), a hotelaria tem um papel importante na geração de empregos, movimentando a economia de estados e municípios. Por isso, o deputado defende uma linha de crédito específica para que haja mais investimentos no setor hoteleiro.
Segundo o parlamentar, o setor hoteleiro e o turismo no Brasil empregaram, em 2014, 9 milhões de pessoas, entre empregos diretos e indiretos. “Nessa crise que nós estamos de desemprego, a prestação de serviço é importante, e a atração de turistas para o País é importante. Portanto, nós vamos trabalhar articulados nesse sentido: de gerar novos postos de trabalho e novos investimentos para o setor."
A frente deve fazer uma triagem dos projetos de interesse do setor em análise na Câmara para articular mais rapidez na tramitação. O presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio, afirma que pelo menos 19 projetos de lei em tramitação no Legislativo são de interesse do setor. Entre eles, estão alguns que tramitam na Câmara, como os que acabam com a cobrança de direitos autorais musicais e audiovisuais em locais de hospedagem (PL 2939/11), o projeto que exige desfibriladores cardíacos em hotéis (PL 4050/04) e o que isenta o turista de visto, quando houver interesse nacional (PL 1910/07).
Números do turismo
Alexandre Sampaio explica que no Brasil há 12 mil meios de hospedagem, mas grande parte ainda informal. "A frente visa não só a formalização de toda essa atividade econômica, como conseguir consolidar esses números para podermos encaminhar nossas demandas para os órgãos públicos de maneira que se dê a real importância do segmento para a economia brasileira."
De acordo com dados do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), o turismo movimentou R$ 492 bilhões no Brasil em 2014, se somadas as atividades diretas, indiretas e induzidas. Esse valor representa 9,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. O presidente da Federação Brasileira de Hospedagem chama a atenção que, atualmente, com o aumento do dólar, as viagens internas no Brasil tendem a aumentar.
A Frente Parlamentar Pela Qualidade da Hotelaria Brasileira começa suas atividades com 197 deputados.
Reportagem - Luiz Cláudio Canuto
Edição – Natalia Doederlein