CPI da Máfia das Próteses ouve jornalista da Rede Globo
14/04/2015 - 08:55
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Máfia de Próteses vai ouvir hoje um jornalista da Rede Globo, autor da matéria veiculada no programa Fantástico sobre o esquema de desvio de recursos. Ele será ouvido no plenário 12, a partir das 14 horas, mas apenas os parlamentares poderão acompanhar a reunião, para preservar a identidade do jornalista, que é repórter investigativo.
O depoimento do jornalista foi pedido pelo deputado Mário Heringer (PDT-MG). "Em função das fortes repercussões sobre os custos médico hospitalares com efeitos diretos sobre a qualidade do atendimento médico, se faz necessário que todos os segmentos envolvidos participem [das discussões]", afirma o parlamentar.
Além da cartelização na fixação de preços e distribuição dos equipamentos, a CPI também pretende esclarecer se há direcionamento da demanda dos serviços médicos por interesses privados.
Entenda o caso
A máfia das órteses e próteses ficou conhecida nacionalmente após reportagem do Fantástico exibida em janeiro. O programa mostrou um esquema para realização de cirurgias, muitas vezes desnecessárias, apenas para obrigar os pacientes a comprar próteses vendidas por empresas que pagam propinas a médicos. Esses profissionais receberiam entre 15% e 50% do valor dos produtos. A fraude estaria ocorrendo em cinco estados.
A reportagem revelou que, para justificar os repasses, eram assinados contratos de consultoria com empresas distribuidoras de próteses e implantes. Essas empresas chegavam a propor aos médicos que incluíssem nos relatórios materiais não utilizados nos pacientes. Muitas vezes, o paciente era incentivado a recorrer à Justiça para conseguir que a rede pública (SUS) ou o plano de saúde arcasse com um custo que poderia ser superfaturado.
Amanhã, a CPI vai ouvir o ministro da Saúde, Arthur Chioro, em audiência marcada para as 14 horas.
Da Redação - DC
Com informações da Rádio Câmara