Saúde

Comissão discute medidas para evitar doenças causadas por cheias no Acre

14/04/2015 - 09:42  

As perspectivas da gestão da saúde no estado do Acre diante dos riscos de doenças gerados pelos grandes alagamentos serão discutidas em audiência pública da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados nesta tarde.

O deputado Alan Rick (PRB-AC), que apresentou o requerimento para o debate, ressalta que as enchentes no estado afetavam em março 120 mil pessoas, segundo estimativa da Defesa Civil no Acre. Ele alerta que as cheias dos rios trazem doenças como leptospirose, hepatites A e E, febre tifoide, cólera e dengue para as populações afetadas. Por isso, considera que uma ação do Ministério da Saúde é urgentíssima.

Para tratar do assunto, a audiência terá a participação da coordenadora-geral substituta da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), Júlia de Albuquerque Pacheco.

50 mil desabrigados
Cerca de 50 mil acrianos estão fora de suas casas devido às enchentes que atingem o estado. No mês passado, a comissão promoveu um debate sobre as providências que estavam sendo tomadas pelo governo para atender os desabrigados.

O representante da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Defesa, general Adriano Pereira Júnior, explicou aos parlamentares que o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) começou a monitorar os rios da região desde janeiro e alertou as autoridades em fevereiro sobre as chuvas nas nascentes do rio Acre, com risco de inundação de municípios ribeirinhos e a necessária retirada da população de áreas de risco.

Segundo o Ministério da Integração Nacional, o governo federal já destinou R$ 16,5 milhões para a região. Foram enviados 20 mil kits de assistência humanitária com itens básicos de sobrevivência.

A reunião será realizada a partir das 14h30, no plenário 15.

Da Redação – ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.