CPI da Petrobras vota requerimentos na terça e ouve presidente do BNDES na quinta
Luciano Coutinho foi chamado para falar de financiamento do BNDES para criação de empresa investigada.
13/04/2015 - 10:47 • Atualizado em 13/04/2015 - 17:51
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras realiza duas reuniões nesta semana, na terça (14) e na quinta-feira (16). Na reunião de terça-feira, às 15 horas, a comissão vai analisar requerimentos de audiências. Na quinta-feira, será ouvido o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho.
Chamado a depor às 9h30 de quinta, Coutinho vai falar sobre o financiamento, pelo BNDES, da criação da empresa Sete Brasil, formada para construir sondas de perfuração do pré-sal. A empresa subcontratou estaleiros que teriam efetuado o pagamento de propinas a diretores da Petrobras e ao tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, de acordo com o ex-gerente de Serviços da Petrobras Pedro Barusco e com o ex-diretor de Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa.
Outro assunto da audiência com Coutinho é a sua participação no Comitê de Auditoria da Petrobras, em substituição a um representante dos acionistas minoritários da estatal, o que comprometeria a independência do colegiado.
O depoimento do presidente do BNDES foi requisitado pelos deputados Antonio Imbassahy (PSDB-BA), Bruno Covas (PSDB-SP), Izalci (PSDB-DF), Otavio Leite (PSDB-RJ), Efraim Filho (DEM-PB), Onyx Lorenzoni (DEM-RS) e Andre Moura (PSC-SE). O local dessa audiência também não foi definido.
Da Redação – PT