Política e Administração Pública

Presidente da Câmara defende aumento de verbas para hospitais do câncer

10/04/2015 - 17:47  

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, defendeu nesta sexta-feira o aumento do limite de recursos públicos para instituições de tratamento do câncer, durante visita ao hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa, referência em oncologia na Paraíba.

A visita foi parte da agenda do Câmara Itinerante, que possibilita aos deputados recolher sugestões das comunidades locais e ampliar a agenda legislativa nacional. A proposta dirigida a Cunha partiu do diretor do hospital, Antônio Carneiro Arnaud.

"Nós entendemos, junto com a bancada da Paraíba, que essa proposta está correta. Vamos fazer de tudo, até porque no Brasil, a cada ano, são 580 mil brasileiros que contraem câncer. Então, é preciso realmente que a gente dê uma prioridade para esse tipo de atendimento", afirmou Cunha.

Segundo ele, em um primeiro momento, a providência seria aumentar o teto de recursos repassados a essas instituições. O segundo passo seria buscar uma solução de equilíbrio entre o orçamento e o número de pacientes com câncer.

Eduardo Cunha apoiou a ideia de destinar parte dos recursos de emendas parlamentares aos hospitais. No entanto, ressaltou que esse tipo de vinculação orçamentária deve ser "proporcional a todas as necessidades de recursos públicos de saúde no País". O presidente acredita que esse é "um bom avanço" para amparar o tratamento de doenças que crescem no País.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.