Economia

Começa audiência sobre cancelamento de refinarias premium no Nordeste

08/04/2015 - 15:17  

Assista ao vivo

Começou há pouco a audiência pública realizada pela comissão externa que analisa o cancelamento das refinarias Premium I e II no Maranhão e no Ceará. Serão ouvidos o diretor de Abastecimento da Petrobras, Jorge Celestino Ramos, e o diretor-geral da Refinaria Lubrificantes e Derivados do Nordeste (Lubnor), controlada pela estatal, Fábio Lopes de Azevedo.

Os gestores da Petrobras já haviam sido convidados para uma audiência pública realizada no dia 25 de março. Os dois, porém, enviaram ofícios à comissão informando que não poderiam comparecer por compromissos assumidos anteriormente. A ausência foi criticada pelos membros do colegiado, que decidiram marcar uma nova data para os depoimentos.

Entenda
As refinarias seriam construídas nas cidades de Caucaia (CE) e Bacabeira (MA) e iriam produzir derivados de alta qualidade (daí o nome Premium). Entre eles óleo diesel, gás de cozinha (GLP) e querosene para aviação (QAV).

Desde 2006, a estatal analisava a implantação das duas unidades de refino. A suspensão dos empreendimentos foi anunciada pela Petrobras em janeiro, que alegou falta de parceiros e de atratividade econômica dos projetos. A medida, no entanto, irritou deputados dos dois estados atingidos, o que levou à criação da comissão externa, que vai analisar os impactos da suspensão dos investimentos.

A audiência ocorre no plenário 8.

Mais informações a seguir.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.