Política e Administração Pública

Rotulagem de transgênicos causa polêmica em Plenário

25/03/2015 - 18:13   •   Atualizado em 25/03/2015 - 18:21

Assista ao vivo à sessão do Plenário.

Alguns líderes partidários defenderam a retirada de pauta do projeto que flexibiliza a regra para a rotulagem de transgênicos nos alimentos brasileiros (PL 4148/08). Pela proposta, a informação só deverá constar do rótulo quando os transgênicos compuserem acima de 1% do produto.

O projeto acaba, no entanto, com a exigência do símbolo da transgenia nos rótulos dos produtos.

Líder do Psol, o deputado Chico Alencar (RJ) alertou que a proposta vai retirar informação existente atualmente em bolachas, papinhas de nenê e outros alimentos do uso cotidiano. “Esse projeto reduz perigosamente o direito do consumidor de ter informações sobre o que está consumindo”, disse.

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) afirmou que a proposta omite a informação sobre a origem do gene transgênico e também exclui a necessidade de informar a origem transgênica de produtos usados para alimentação animal.

Adiamento
O deputado Pedro Uczai (PT-SC) pediu mais tempo para analisar a proposta. “Todos os brasileiros têm o direito de saber o que consomem neste País”, disse.

Autor do projeto, o deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS) rebateu as críticas. Ele disse que a análise da transgenia em produtos é cara e pode inviabilizar exportações. Os produtos, segundo ele, são seguros. “Cada produto da biotecnologia é aprovado pela CTNbio, que tem vários doutores, de varias áreas do conhecimento”, afirmou.

Já o deputado Padre João (PT-MG) considerou que a proposta prejudica os produtores de orgânicos, que ficam proibidos de colocar nos rótulos que os produtos são livres de transgênicos.

O Plenário da Câmara dos Deputados retirou o projeto de pauta, por 202 votos a 172.

Mais informações a seguir.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4148/2008

Íntegra da proposta