Começa debate sobre Fies no Plenário da Câmara; participe
O público poderá enviar perguntas e debater o assunto por meio da sala de bate-papo do portal e-Democracia.
25/03/2015 - 10:28

Começou há pouco no Plenário da Câmara dos Deputados comissão geral sobre o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), do Ministério da Educação.
O deputado Rubens Bueno (PPS-PR), que propôs a sessão de debates, afirma que o Fies é o melhor programa de financiamento estudantil do País, mas “converteu-se em acumular problemas financeiros e políticos”.
Ele cita dados do Portal da Transparência e do Censo da Educação Superior que apontam um aumento de 448% do número de alunos beneficiados pelo Fies - de 150 mil, em 2010, o número aumentou para 827 mil em 2013.
“Desse modo, os gastos cresceram muito nos últimos quatro anos e as autoridades tiveram de rever o programa, o que gerou críticas das universidades privadas”, aponta, se referindo à decisão do governo federal de mudar as regras do Fies.
Em dezembro, o governo passou a exigir dos estudantes um mínimo de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como condição para obtenção de financiamento. “Antes bastava ter participado do Enem. Essa mudança é um dos critérios que mais vem sendo debatido por alunos e universidades”, ressalta Bueno.
O deputado acredita que a comissão geral será uma oportunidade de “procurar soluções para as dificuldades enfrentadas pelos alunos que utilizam o Fies”.
Convidados
Estão inscritos para falar em Plenário:
- o ministro interino da Educação, Luiz Cláudio Costa;
- o advogado, especialista em educação a distância, mestre em direitos fundamentais e professor da Universidade Norte do Paraná, André Trindade;
- a presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares, Amábile Pácios;
- o diretor de Gestão de Fundos e Benefícios do FNDE, Antônio Corrêa Neto;
- a presidente da União Nacional dos Estudantes, Virgínia Barros;
- a vice-presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares, Elizabeth Guedes;
- a coordenadora-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino, Madalena Peixoto; e
- o vice-presidente dos Sindicatos das Entidades Mantenedoras dos Estabelecimentos Particulares de Ensino Superior do DF, Francisco Moreira Cruz.
Participação popular
Nesta audiência, o público poderá enviar perguntas e debater o assunto por meio da sala de bate-papo do portal e-Democracia.
Da Redação - RL