Parlamentares do Azerbaijão são recebidos na Câmara dos Deputados
17/03/2015 - 18:48
Três parlamentares do Azerbaijão, Asim Mollazade, Mukhtar Babayev, Aslan Jafarov, e o embaixador do país, Elmur Sultanov, visitaram na manhã desta terça-feira (17) o Congresso Nacional.
O objetivo do encontro foi discutir a ampliação das relações entre os dois países em diversas áreas do conhecimento.
A delegação foi recebida pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha, no Plenário.
Depois, seguiu para o gabinete do primeiro vice-presidente, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), que ressaltou as semelhanças entre os dois países e disse que o Brasil tem muito a colaborar com o Azerbaijão.
Maranhão acrescentou que o Brasil tem muito a colaborar e cooperar na área da cultura e nas questões macroeconômicas e nas atividades agrícolas. "A Embrapa detém hoje um vasto conhecimento para potencializar as relações. A Embraer também, enfim, essa cooperação nós podemos ampliar. Ampliar no sentimento de que é um país jovem, mas que tem uma estratégia para realmente ser esse ponto fora da curva de crescimento econômico."

Situado entre a Rússia e o Iran, à beira do mar Cáspio, independente da República Soviética e democrático há 23 anos, o Azerbaijão, como o Brasil, ainda é uma democracia jovem, como afirma o deputado chefe da delegação daquele país, Asim Mollazade.
O parlamentar contou que a admiração do Azerbaijão pelo Brasil é tanta que o país já realizou até um campeonato mundial de capoeira. Mollazade disse ainda que pretende criar um centro de cultura brasileira na capital do País, Baku.
O deputado Claudio Cajado (DEM-BA), que já visitou o Azerbaijão, contou que tem havido uma cooperação intensa entre os dois parlamentos.
Cajado disse ainda que os dois países já possuem uma interação comercial muito forte, prova disso é o país asiático já ter adquirido várias aeronaves da Embraer. "É importante que o governo brasileiro aprimore essas relações, não apenas do ponto de vista comercial, mas também do ponto de vista cultural, educacional. E também possa fortalecer os laços, como nós estamos fazendo, dos parlamentos. O governo brasileiro, juntamente com o governo do Azerbaijão, podem também promover meios, como atividades esportivas. Eu vejo um campo fértil, para que essas relações, não só se ampliem, como, principalmente, se fortaleçam."
Em 2012, o intercâmbio comercial entre Brasil e a ex-República Soviética foi de 34 bilhões de dólares. No ano seguinte, as relações entre os dois países completaram 20 anos.
Nesse mesmo ano foi aprovado um projeto de resolução na Câmara que criou o Grupo Parlamentar Brasil - República do Azerbaijão. O principal objetivo do grupo é propiciar o aprimoramento das relações entre o Brasil e aquele país e a promoção do intercâmbio entre os órgãos legislativos das duas nações.
Reportagem - Lucas Ludgero
Edição – Regina Céli Assumpção