Ministros participam do lançamento da Frente Parlamentar Mista do Turismo
O colegiado pretende incentivar o turismo para gerar emprego, renda e arrecadação para estados e municípios.
11/03/2015 - 18:52

Vinicius Lages afirmou que o apoio de parlamentares é importante para o setor. "Nós esperamos que o turismo, com essa frente, possa finalmente entrar em definitivo na agenda econômica do país. Turismo é umas das melhores fronteiras do crescimento, da geração de inclusão produtiva de emprego e renda do país."

Segundo Ministério do Turismo, o setor é responsável por 3,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Apenas o mercado interno movimentou mais de 200 bilhões de dólares em 2014, de acordo com dados do órgão.
Estruturas nos municípios
O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, afirmou que os investimentos já feitos em estruturas para o turismo nos municípios não serão afetados pelas dificuldades econômicas atuais."Nós temos nesses equipamentos ociosos a oportunidade de, com incentivos -- sejam eles municipais, estaduais ou federal --, caminhar para retomar o seu desenvolvimento, retomar a ocupação da rede hoteleira e, com isso, ajudar o país a melhorar a qualidade dos índices da sua economia."

Na opinião do presidente da frente, deputado Herculano Passos (PSD-SP), a união de Executivo e Legislativo poderá fortalecer e estruturar o segmento. "Que a gente faça com que essa engrenagem seja bem integrada, tanto no governo federal, quando nos estados e nos municípios. Essa união com os parlamentares que são voltados para esse tema, que gostam do turismo, pode fazer com que o país cresça e se desenvolva."
O deputado Herculano Passos explicou que ainda vai se reunir com outros órgãos ligados ao setor para fechar as proposições prioritárias da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo.
Reportagem - Emily Almeida
Edição – Regina Céli Assumpção