Ministro do Turismo quer parceria com comissão da Câmara para alavancar setor
11/03/2015 - 17:56

O ministro do Turismo, Vinícius Lages, disse nesta quarta-feira (11), em visita de cortesia à primeira reunião do ano da Comissão de Turismo da Câmara, que o colegiado é um importante instrumento para estabelecer uma agenda estratégica para alavancar o desenvolvimento do setor no Brasil. “Essa comissão nos ajuda a difundir as prioridades, os eixos estratégicos que o ministério aposta para cada legislatura", explicou o ministro.
Turistas estrangeiros
Na audiência, Lages afirmou que um dos objetivos de sua gestão é aumentar o número de turistas estrangeiros no País. No entanto, ele disse que ainda há muitos entraves. “Precisamos transformar o potencial turístico para receber mais estrangeiros. Há vários parques nacionais no País, por exemplo, que estão fechados e não permitem a visitação turística. Isso prejudica o setor. Os setores ambientais têm que compreender que o turismo pode ser um vetor de preservação”, esclareceu.
O ministro garantiu que pretende voltar à comissão para explicar os assuntos relativos ao turismo e reafirmou o compromisso de atender todas as emendas parlamentares da área. “Temos o melhor desempenho da Esplanada no atendimento às demandas dos parlamentares. Vamos continuar assim”, afirmou o ministro.
O presidente do colegiado, deputado Alex Manente (PPS-SP), afirmou que a comissão vai fazer uma agenda integrada com o ministério. “Queremos, além das emendas parlamentares, estimular o setor para ter força suficiente de cobrar um orçamento próprio que possa dignificar esse setor da economia”, disse o parlamentar.
Olimpíadas
Sobre as Olimpíadas de 2016, o ministro afirmou que a agenda de investimentos está bastante avançada e disse ser importante criar formas de promover o País no período. “Na Copa, 491 cidades foram visitadas. Temos uma chance histórica, vale a pena se debruçar sobre essa agenda”, disse Lages.
Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Regina Céli Assumpção