Presidente da Fiscalização Financeira quer dialogar com outros órgãos de controle
04/03/2015 - 11:17 • Atualizado em 04/04/2015 - 19:05

O deputado Vicente Candido (PT-SP) foi eleito presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle para este ano.
Segundo o parlamentar, a prioridade será “estabelecer o diálogo com todos os órgãos de fiscalização da República, como o Tribunal de Contas da União (TCU), a Controladoria-Geral da União (CGU), a Polícia Federal e o Ministério Público”.
Candido falou que vai aproveitar o diferencial do Legislativo em relação à outros órgãos de fiscalização, que é a elaboração de normas, para melhorar a fiscalização do Estado brasileiro.
A proposta do presidente da comissão é ouvir todos os integrantes do colegiado para apresentar seu plano de trabalho, a fim de aprimorar leis e auxiliar no combate à corrupção. Em especial, ele disse que quer escutar as sugestões dos novos parlamentares.
“Temos deputados novos, que estão chegando aqui pela primeira vez, que têm expectativa, têm ideias, têm inteligência”, disse.
O presidente prometeu conduzir o colegiado de maneira democrática. “Faremos isso em nome do Estado brasileiro. Aqui não teremos um deputado de oposição, de situação. Temos de coordenar aquilo que manda a Constituição e o Regimento Interno: o parlamentar de oposição terá os mesmos direitos e as mesmas prerrogativas que o da base do governo”, assegurou.
A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle é responsável pela tomada de contas da Presidência da República e pela fiscalização dos gastos públicos federais. No ano passado, foi a comissão que mais convocou ministros.
Biografia
Vicente Candido é advogado e tem 55 anos. Ele está em seu segundo mandato na Câmara. Em 2014, ele chefiou a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, a mais importante da Câmara, pois define a legalidade de uma proposta e tem o poder de barrar seu avanço.
Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Natalia Doederlein