Política e Administração Pública

Cláudio Cajado é mantido no cargo de procurador parlamentar

25/02/2015 - 20:28  

Reprodução/TV Câmara
dep Cláudio Cajado
Cajado: Procuradoria trata somente de casos que atinjam a honra dos deputados em razão do exercício do mandato.

O deputado Cláudio Cajado (DEM-BA), continuará à frente da Procuradoria Palamentar da Câmara dos Deputados por indicação do presidente da Casa, Eduardo Cunha.

Advogado, Cajado assume o cargo pela segunda vez consecutiva. Natural de Salvador, ele foi vereador e cumpre seu sexto mandato como deputado federal.

Ele já atuou como vice-líder do DEM e da bancada da Minoria, foi relator de projetos como o que revoga o Estatuto do Desarmamento (PL 3722/12) e autor da proposta que impede a autorização para a saída temporária de presos (PL 3468/12, arquivado ao final da legislatura passada).

O procurador parlamentar tem mandato de dois anos e a função de defender a honra e imagem da Câmara e dos deputados.

"Nós temos um gabinete e atuamos principalmente nos foros, na Justiça do Distrito Federal e dos estados”, ressalta Cajado. “Nós já temos vários processos, inclusive ganhamos muitos em função de fatos que são narrados, que são expostos e não são verdadeiros, e os deputados nos procuram para haja reparação deste dano, tanto no aspecto financeiro quanto no aspecto criminal."

O procurador Cláudio Cajado lembra que a Procuradoria trata apenas de casos que atinjam a honra dos deputados em razão do exercício do mandato. Para outros casos, os parlamentares devem buscar seus próprios advogados.

Reportagem – Emily Almeida
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.