Meio ambiente e energia

Comissão do rio São Francisco começa inspeções pela Bahia

25/02/2015 - 13:39  

Adalberto Marquês/Ministério da Integração Nacional
Cidades - Infraestrutura - Obra orçamento impositivo transposição do Rio São Francisco
Governo diz que 70% das obras já foram executadas

Os trabalhos da comissão externa da Câmara dos Deputados que vai apurar a situação atual das obras de transposição das águas do rio São Francisco devem começar pela Bahia, segundo um dos integrantes do grupo, o deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE).

Matos, que solicitou a criação do grupo, disse que a comissão também deverá ir logo a Minas Gerais verificar a redução do volume de água das nascentes do rio.

O deputado explica que, além dos atrasos nas obras, o grupo está preocupado com os custos. "A gente precisa acelerar também não só os trechos que estão faltando, mas a recuperação de boa parte daqueles trechos que já estão conclusos. No trecho que passa lá no Ceará, vários canais estão totalmente rachados, em virtude da insolação, por não ter obtido água para neutralizar a temperatura", conta o parlamentar, antevendo a necessidade de mais verbas para as obras. "Com certeza nós vamos precisar de aditivo, de recursos financeiros, para recuperar os trechos que forem entregues há dois, três anos."

As obras da transposição das águas do rio São Francisco estão estimadas em R$ 8,2 bilhões. De acordo com a Agência Brasil, o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, informou que tudo estará pronto até o início de 2016.

O deputado Raimundo Gomes de Matos disse que o Exército, que iniciou as obras, seria uma boa opção para a sua continuidade caso alguma construtora fique impedida em razão das investigações dos processos relacionados à Petrobras.

A comissão
A comissão externa, criada no último dia 12, vai acompanhar todos os atos, fatos relevantes, normas e procedimentos referentes às obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, conhecido como Transposição do Rio São Francisco.

Os deputados também vão avaliar o andamento do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

Reportagem - Sílvia Mugnatto
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Mais conteúdo sobre