Política e Administração Pública

Relator da reforma política propõe que comissão se reúna duas vezes por semana

24/02/2015 - 15:53  

O relator da Comissão Especial da Reforma Política, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), apresentou há pouco seu plano de trabalho. Ele sugeriu que sejam realizadas duas reuniões por semana, nas terças à tarde e nas quintas pela manhã, o que, segundo ele, já foi acertado com o presidente do colegiado, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ).

O relator propõe que os primeiros debates sejam feitos como entidades da sociedade civil, como a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), sindicatos, entre outros, e com pessoas relacionadas com o tema, como o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Dias Tóffoli, o procurador-geral eleitoral e do Ministério Público Rodrigo Janot, e os presidentes da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, da Frente Nacional dos Prefeitos, José Fortunati (prefeito de Porto Alegre), e da União Nacional dos Vereadores, Gilson Conzatti.

Depois das reuniões com essas entidades, o relator propõe que haja de duas a quatro sessões para que os parlamentares se concentrem nos temas principais: financiamento de campanha e sistema eleitoral.

Marcelo Castro fez ainda um apelo para que os parlamentares compareçam à comissão com o espírito de fazer o melhor para o Brasil. “Temos que aprovar uma reforma que passe no Plenário e melhore o sistema eleitoral”, ressaltou.

Reportagem – Idhelene Macedo
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.