Líder do PMDB acredita que a Câmara vai atender aos anseios da população
11/02/2015 - 16:52

O novo líder do PMDB, deputado Leonardo Picciani (RJ), afirmou que a reforma política é a prioridade do partido para 2015. Ele também destacou o pacto federativo como outra discussão importante. Segundo Picciani, a legislatura atual será transformadora: “Vai atender aos anseios da população”.
O parlamentar também disse que o PMDB vai contribuir com a governabilidade do País.
Agropecuarista e bacharel em Direito, Picciani está em seu quarto mandato como deputado federal. Já ocupou a presidência da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), em 2007, e foi relator da CPI da Pirataria, em 2003.
Leia abaixo a entrevista concedida pelo novo líder à TV Câmara.
Quais são as perspectivas deste ano que se inicia?
Este ano será um ano fantástico para a Câmara dos Deputados. Um Congresso novo chegou aqui com a responsabilidade de fazer enormes transformações que a população cobrou durante as eleições. Nós temos já instaladas a Comissão da Reforma Política, temos a CPI da Petrobras. Além disso, vamos discutir o pacto federativo e outros temas de interesse da sociedade.
Como fica a relação do PMDB com o governo?
O partido tem ajudado na governabilidade. É o sentimento do PMDB que é preciso contribuir com a governabilidade para o Brasil. Nós temos na figura do presidente Temer [vice-presidente da República] a nossa representação no governo, temos nas figuras nas presidências da Câmara e do Senado as nossas lideranças no Congresso. Então, a bancada tomará suas posições com muita serenidade, fazendo valer suas posições, mas com serenidade. Logo após o Carnaval, vamos reunir a bancada para discutir mais profundamente os posicionamentos do PMDB.
Existe consenso dentro do partido sobre as medidas provisórias enviadas pela presidente Dilma?
Vamos levar o tema à discussão da bancada, e a posição que levaremos ao Plenário será a posição da maioria dos deputados do PMDB. Nós não temos como ter essa posição agora, porque não reunimos a bancada para tratar desse tema.
Quais são os projetos prioritários do PMDB para 2015?
A reforma política e um exame minucioso do pacto federativo.
Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Marcos Rossi