Política e Administração Pública

PMDB da Câmara fará rodízio anual de líderes

03/02/2015 - 12:27   •   Atualizado em 03/02/2015 - 13:04

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Reunião da bancada do PMDB. Dep. Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) e dep. Manoel Junior (PMDB-PB)
Reunião da bancada do PMDB: disputa por liderança deverá ter sete nomes.

A bancada do PMDB na Câmara dos Deputados elegerá na quarta-feira da próxima semana (11) o novo líder do partido, em substituição a Eduardo Cunha (RJ), que se tornou presidente da Casa. Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (3), os deputados da legenda optaram por um rodízio anual na liderança. Para o líder ser reconduzido, o nome deverá ser aprovado por 2/3 da bancada.

“Os candidatos vão se inscrever até o fim do dia de hoje, para que eles possam fazer sua campanha e buscar os votos. Esperamos que, até lá, haja um consenso, mas para isso precisam todos se mostrar”, disse Eduardo Cunha, que também participou da reunião, realizada a portas fechadas.

Os parlamentares que devem concorrer à liderança são Manoel Junior (PB), Marcelo Castro (PI), Danilo Forte (CE), Lucio Vieira Lima (BA), José Priante (PA) e Leonardo Picciani (RJ). A bancada peemedebista do Rio Grande do Sul também deve lançar Osmar Serraglio ou Lelo Coimbra como candidato.

O pré-candidato Manoel Junior disse que a bancada deve buscar a unidade e que a postura do novo líder em relação ao governo deverá ser a mesma de Eduardo Cunha: “Não será com certeza de submissão, mas a de dar governabilidade a um governo do qual nós fazemos parte.”

Reportagem - Noéli Nobre
Edição - Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.