Câmara celebra hoje o Dia da Acessibilidade
Programação inclui lançamento de livros, abertura de exposição e apresentações artísticas e musicais
02/12/2014 - 09:30
A Câmara dos Deputados promove hoje o Dia da Acessibilidade, em comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Em cerimônia no Espaço do Servidor (anexo 2), às 15 horas, serão apresentados produtos e serviços desenvolvidos e implantados pela Câmara ao longo deste ano para se tornar cada vez mais acessível aos públicos interno e externo. Estão previstas, ainda, uma exposição e apresentações artísticas e musicais.
O evento contará com a presença de parlamentares e de representantes de instituições governamentais e de entidades que trabalham em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Entre eles, o secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência e presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira.
O secretário lançará oficialmente uma versão em cordel da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Serão lançados ainda quatro audiolivros de legislação publicados pela Edições Câmara (Estatuto da Juventude, LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Legislação sobre licitações e contratos administrativos e a Constituição Federal).
Durante o evento, também serão anunciados os projetos previstos para 2015 na Câmara dos Deputados, como parte da política de inclusão que vem sendo implementada desde 2004. Entre eles, estão, por exemplo, a construção de rampa de acesso ao eixo monumental, a instalação de corrimãos e guarda-corpos nas escadas do Salão Verde e a ampliação da acessibilidade na Biblioteca da Casa, com a adoção de mobiliário adaptado, piso tátil, sinalização em braille, sala de ledor, cadastro de ledores voluntários, publicações em formatos alternativos, computadores com leitor de tela e scanner de leitura autônoma.
Plenário para todos
O anúncio das ações promovidas em 2014 terá como destaque a reforma e adaptação do Plenário Ulysses Guimarães para permitir o acesso universal à mesa e às tribunas. A reforma é tema da exposição "Acessibilidade: um Plenário para Todos", que será inaugurada na ocasião, no corredor de acesso ao Plenário.
Com textos impressos em braille e em tinta, a mostra - que permanecerá aberta à visitação até 25 de dezembro, das 9 às 18 horas - faz um histórico sobre as intervenções arquitetônicas realizadas no Plenário Ulysses Guimarães desde a inauguração do Congresso Nacional, em 1960, culminando com a reforma de acessibilidade concluída em outubro deste ano. O projeto permitiu que parlamentares com deficiência física ou com mobilidade reduzida passassem a acessar a mesa e as tribunas do Plenário com segurança, conforto e autonomia.
Atrações artísticas
A celebração contará com apresentações de Daniela Ribeiro e Edinaldo Miranda, cantores premiados no Festival Gente que Brilha, promovido pela Associação Brasiliense de Ações Humanitárias. Também terá a participação dos repentistas Chico de Assis e João Santana, que interpretarão, em literatura de cordel, trechos da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Vencedores de diversos prêmios em festivais nacionais e regionais da categoria, os autores trabalham juntos há 15 anos cantando em shows, festivais e, principalmente, em eventos temáticos, institucionais e de classe.
O evento terá recursos de acessibilidade, como interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais), legenda em tempo real e audiodescrição. Será exibido um vídeo com o Hino Nacional, produzido pelo portal infantil da Câmara, o Plenarinho, com legendas, desenhos animados explicando a letra para o público infantil e apresentação em Libras pela intérprete mirim Luana Guimarães, de apenas 13 anos.
Da Assessoria de Imprensa