Trabalho, Previdência e Assistência

Direitos Humanos debate contaminação por radioatividade

20/11/2014 - 08:22   •   Atualizado em 20/11/2014 - 10:53

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados promove nesta manhã audiência pública para debater a contaminação de trabalhadores por radioatividade.

O deputado Luiz Couto (PT-PB), que solicitou o debate, assinala que recebeu denúncias de ex-funcionários contaminados por radioatividade (radiação ionizantes) e água contaminada por parte da empresa alemã GEA do Brasil Intercambiadores.

O engenheiro Paulo Xavier acusa a empresa de cometer crimes contra saúde de seus próprios funcionários, onde alguns deles foram contaminados por radioatividade e por parte da água do estabelecimento, onde foi comprovada a existência de minerais altamente prejudiciais ao fígado e ao cérebro.

Segundo o engenheiro, as denúncias já desencadearam ações na Justiça do Trabalho contra a GEA do Brasil, sediada em São Paulo, por ex-funcionários que, no decorrer do tempo, descobriram por meio de laudos médicos e de técnicos especialistas em solo essas contaminações.

Convidados
Participam do debate o médico Francisco Homero D'Abronzo; o engenheiro e vítima de contaminação por radiotividade, Paulo da Costa Xavier; Ana Aparecida Oliveira, vítima de contaminação por radiotividade; e o coordenador-geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Sr. Jorge Huet Machado.

Também participam do debate representantes da Gea do Brasil Intercambiadores Ltda, Laurent Maubre.

A audiência ocorre no plenário 9.

Da Redação - RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.