Cancelada audiência sobre reclamações de consumidores sobre telefonia celular
19/11/2014 - 10:42
O presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP), cancelou audiência pública, prevista para esta quarta-feira, sobre o fato de as operadoras de telefonia móvel estarem em primeiro lugar no ranking de reclamação dos órgãos de proteção e defesa ao consumidor.
Autor do requerimento, Tripoli reclamou do não comparecimento de representante Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça na audiência. Além disso, criticou a ausência dos presidentes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e das empresas telefônicas, que foram as pessoas efetivamente convidadas para a reunião. A agência e as operadoras enviaram representantes de suas diretorias de relações institucionais. O secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão, foi o único convidado que efetivamente compareceu.
Segundo Tripoli, a audiência será remarcada para uma data em que as pessoas efetivamente convidadas possam comparecer.
“O Poder Executivo não tem a mínima consideração pelo Legislativo”, disse o deputado Izalci (PSDB-DF). “Um tema como esse, de interesse do consumidor, o governo se nega a enviar representantes, isso é um absurdo”, completou. De acordo com o deputado, se isso continuar acontecendo, os deputados serão obrigados a aprovar convocações, em vez de convites às autoridades.
Reportagem - Lara Haje
Edição - Rachel Librelon