Audiência debate conquistas do Brasil relativas aos Objetivos do Milênio da ONU
18/11/2014 - 09:18
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta tarde para avaliar o desempenho do Brasil em relação ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o período de 2000 a 2015.
O debate foi sugerido pelo deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG). Ele lembra que os oito objetivos são, em síntese: redução da pobreza; ensino básico universal; igualdade entre os sexos e autonomia das mulheres; redução da mortalidade na infância; melhoria da saúde materna; combate ao HIV/Aids, à malária e a outras doenças; garantia da sustentabilidade ambiental; e estabelecimento de uma parceria mundial para o desenvolvimento.
No início do mês, um relatório aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família mostrou que o Brasil não atingiu a meta de mortalidade materna. Segundo o relatório que trata da saúde da mulher, hoje o País tem aproximadamente 64 mortes maternas para cada 100 mil nascidos vivos. É um número ainda distante do que o Brasil já deveria ter alcançado: 25 para cada 100 mil nascidos vivos, de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio.
Foram convidados para discutir o assunto:
- o representante da Organização Pan-Americana da Saúde da Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) no Brasil, Joaquín Molina;
- o secretário da Coordenação-Geral de Desenvolvimento Sustentável do Ministério das Relações Exteriores, Mario Gustavo Mottin;
- a coordenadora da Fundação João Pinheiro – BH, Maria Luiza de Aguiar Marques;
- a coordenadora do Programa de Cooperação Sul-Sul do UNICEF no Brasil, Michele Barron; e
- um representante do ministro das Relações Exteriores.
A audiência ocorrerá no plenário 4, às 14h30.
Da Redação – ND