Ciência, tecnologia e Comunicações

Comunicação pública é essencial para a democracia, destaca Gilberto Carvalho

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República participou, nesta sexta, do último dia do Fórum de Comunicação Pública, realizado na Câmara.

14/11/2014 - 16:35  

Gustavo Lima / Câmara dos Deputados
Secretaria de Comunicação da Câmara e Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com Participação Popular realizam o Fórum Brasil de Comunicação Pública. Ministro Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho
Carvalho: manifestações de 2013 demonstraram o quanto a área de comunicação clama por mudanças.

O ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, considerou heroico o trabalho desenvolvido pela Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e por representantes de setores da comunicação pública. Ele esteve na Câmara dos Deputados, nesta sexta-feira (14), para participar do último dia do Fórum de Comunicação Pública, evento organizado pela frente em parceria com a Secretaria de Comunicação da Casa.

Na ocasião, Carvalho recebeu o documento final do fórum. Entre as demandas do setor estão a universalização do acesso à comunicação pública; a convergência de linguagens; e novas formas de financiamento do sistema público.

"Entendo os obstáculos enfrentados para manter viva essa chama do acesso democrático aos meios de comunicação, condição essencial para o exercício da democracia participativa”, declarou o ministro. “As manifestações de junho de 2013 demonstraram o quanto a área de comunicação está clamando por mudanças. É preciso estimular a consciência democrática para que a participação social avance", completou.

Carvalho elogiou a iniciativa da coordenadora da frente, deputada Luiza Erundina (PSB-SP), e avaliou como oportuno o momento do fórum. "Passamos por um momento de transição de governo e a comunicação pública é uma das prioridades para os próximos quatro anos", disse.

A coordenadora da Rede Legislativa de Rádio e TV, Evelin Maciel, também entregou a plataforma do fórum, que reúne alguns dos documentos e propostas acordadas durante o evento, aos outros representantes do governo presentes no evento, que assumiram compromisso de entregá-la à presidente Dilma Roussef.

Críticas
O ministro mencionou em tom de crítica a aprovação do projeto do líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), que susta o decreto da presidente que criou a Política Nacional de Participação Social (Decreto 8.243/14). Do ponto de vista de Gilberto Carvalho, “causou estranheza a Câmara aprovar um texto que anula o decreto da presidente Dilma".

Reportagem - Emanuelle Brasil
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.