Comissão debate tratamento de imunodeficiência primária
11/11/2014 - 09:20
A Comissão de Seguridade Social e Família discute hoje o tratamento dos pacientes com imunodeficiência primária. O debate foi proposto pelos deputados Saraiva Felipe (PMDB-MG) e Mandetta (DEM-MS).
As imunodeficiências primárias são doenças que atingem milhares de pessoas em todo o país. Com uma produção pequena ou nenhuma de alguns anticorpos, o corpo não consegue dar uma resposta adequada às infecções a que estamos sujeitos.
De acordo com os parlamentares, as informações sobre o número de pacientes portadores da imunodeficiência primária e demais doenças raras são conflitantes, com baixa referência de dados oficiais. A melhoria das informações e a identificação dessa população trarão como resultado a adequação do planejamento de políticas públicas e da organização da atenção aos pacientes.
Foram convidados:
- a representante do Ministério da Saúde, Pollyanna Almeida Costa dos Santos;
- a vice-presidente da Associação Nacional dos Portadores de Imunodeficiência Primária Congênita (Anpic), Marta Auxiliadora Ferreira Reis;
- a docente de Alergia, Imunologia Clínica e Reumatologia da Unifesp, Beatriz Tavares Costa Carvalho; e
- a coordenadora do Consórcio Brasileiro de Centros de Referência e Treinamento em Imunodeficiências Primárias (Cobid), Magda Carneiro Sampaio.
A reunião será realizada às 14h30, no plenário 7.
Da Redação - RL