Conselho de Ética adia votação de relatório preliminar contra Bethlem
28/10/2014 - 16:50
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados adiou para a próxima terça-feira (4 de novembro) a discussão do relatório preliminar do deputado Paulo Freire (PR-SP) sobre o processo contra o deputado Rodrigo Bethlem (PMDB-RJ). Bethlem é acusado de desvio de recursos enquanto ocupava a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Como o deputado Mauro Lopes (PMDB-MG) pediu vista do processo por dois dias, não foi possível votar o texto hoje. Paulo Freire defende a abertura das investigações contra Betlhem no Conselho de Ética.
O requerimento para averiguação sobre suposta quebra de decoro parlamentar foi proposto pelo Partido Socialismo e liberdade (Psol). Na justificativa, a legenda menciona a divulgação pela mídia de conversas telefônicas, em julho, que apontam possível recebimento de vantagens indevidas por Bethlem, enquanto ele estava licenciado do cargo na Câmara e ocupava a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura do Rio de Janeiro.
De acordo com o relator, as denúncias da mídia apontam para o "balcão de negócios" no qual o deputado usava verbas públicas de forma ilícita. “Nas mais de duas horas de conversas gravadas, é clara a menção da existência de conta bancária na Suiça em nome de Bethlem, o que torna sua conduta incompatível com a ética parlamentar”, argumentou Paulo Freire.
Reportagem - Emanuelle Brasil
Edição - Marcelo Oliveira