Estande da Câmara reúne crianças na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
13/10/2014 - 20:06

Começou nesta segunda-feira (13) com a participação da Câmara dos Deputados a 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O estande da Câmara ficou movimentado com a participação de muitas crianças durante o dia.
O evento acontece no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, de Brasília, e vai até o dia 19 de outubro. Mais de 300 instituições são parceiras do evento, organizado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.
A programação da Câmara inclui oficinas do programa Missão Pedagógica no Parlamento, voltado aos professores; orientações sobre os canais de interação com os cidadãos; oficina sobre o funcionamento do portal e-Democracia e do Laboratório Hacker; e plantio de árvores e horta.
Também serão realizadas oficinas com os ilustradores que desenham os personagens e o material didático do Plenarinho, o portal infanto-juvenil da Câmara. As crianças e os adolescentes poderão brincar e assistir aos vídeos e animações do Plenarinho nos dez computadores do estande.

A coordenadora do projeto Plenarinho da Câmara, Ana Marúsia, acredita que eventos como este promovem a conscientização política por meio da brincadeira. "Eles [as crianças] estão adorando participar, porque a gente deixou 10 computadores ligados à internet com a urna virtual do Plenarinho; o projeto eleitor mirim, para que as crianças possam escolher seus candidatos e também votar. A gente está tendo apresentações de teatro para falar do voto consciente, democracia, cidadania e representatividade. Teremos oficina de desenho. A gente está com uma proposta de aproximar os professores, os estudantes e as escolas desse universo da política."
Fiscalização
Ainda haverá a apresentação do projeto VisiteEncena, com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a necessidade de fiscalizar e acompanhar as atividades dos deputados federais.
Durante o evento, cuja entrada é gratuita, serão distribuídos livros, revistas e cartilhas, entre eles "Como se fazem as Leis", "Conheça a Câmara", "ECA em Tirinhas", "A Elaboração das Leis ao Alcance da Sociedade Civil Organizada".
Júlia Silva dos Santos, de 9 anos, estudante da Escola Classe 12, em Taguatinga, além de conhecer o evento, ganhou até um brinde."Era um joguinho de resposta, que a gente tinha que acertar. E tinha que escolher alguma coisa que é feita de artesanato pra gente levar pra casa".
Inclusão social
Com o tema "Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social", a edição deste ano tem o objetivo de estimular o uso da produção científica como instrumento de inclusão, transformação social e desenvolvimento humano.
O ministro da Ciência e Tecnologia, Clelio Campolina, destacou a importância de um evento como este. "É central para a consciência política e social da sociedade brasileira, principalmente, para a juventude; para os estudantes de escolas. Educação, ciência e tecnologia são os instrumentos decisivos para o desenvolvimento do País."
A programação completa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia está disponível no endereço: www.mcti.gov.br. Participe! A entrada é gratuita.
Reportagem - Thyago Marcel
Edição – Regina Céli Assumpção