Ciência, tecnologia e Comunicações

Laboratório de Inovação Cidadã busca voluntários para evento no México

25/09/2014 - 19:10  

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Laboratório Hacker - Oficina ‘Arduino para cidadania
Laboratório Hacker da Câmara desenvolveu projeto do Mapa Participativo, que representará o Brasil.

Estão abertas até domingo (28) as inscrições para colaboradores voluntários interessados em desenvolver, de forma colaborativa, projetos de inovação cidadã no âmbito da 24ª Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo.

Os colaboradores vão atuar no Laboratório Ibero-Americano de Inovação Cidadã, um workshop de duas semanas (23 de novembro a 6 de dezembro) na cidade de Veracruz, México.

Os selecionados participarão do desenvolvimento de protótipos de dez projetos. Entre eles, o Mapa Participativo, idealizado pelo Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados para possibilitar a navegação visual simplificada por discussões, ideias e argumentos sobre determinado assunto.

As equipes do Laboratório Ibero-Americano de Inovação Cidadã serão constituídas pelos promotores dos projetos, por 80 colaboradores e 4 mentores especializados. Também haverá apoio técnico do Medialab-Prado, programa da cidade de Madri (Espanha) dedicado à cultura digital e à produção aberta de projetos multidisciplinares.

No caso do Mapa Participativo, a preferência é por colaboradores das áreas de ciências da informação, programadores e web designers. Outros nove projetos também abordam temas como espaço público e infraestruturas abertas; dados abertos; relações sociais e produções culturais; ecologia e saúde.

Uma das premissas da iniciativa é a crença no potencial transformador dos laboratórios cidadãos, espaços em que pessoas com formação variada se reúnem para produzir inovações para a sociedade de maneira colaborativa.

Os colaboradores que participarem do evento receberão certificado e seus nomes aparecerão nas fichas técnicas dos projetos.

Da Redação – PT

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.