Assinado acordo para incluir Sorocaba (SP) na Rede Legislativa de TV Digital
03/09/2014 - 20:28
O município paulista de Sorocaba passa a ser o 31º associado da Rede Legislativa de TV Digital. Nesta quarta-feira (3), o 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP); e o presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, Cláudio do Sorocaba 1, assinaram acordo de cooperação técnica para expansão do sinal de TV digital e também para transmissão de rádio.
Com o recurso da multiprogramação presente no sinal digital, a Câmara Municipal de Sorocaba terá um canal de televisão com 24 horas de programação gratuita. Cerca de 1,2 milhão de telespectadores da região poderão acompanhar esse canal e também a TV Câmara, a TV Senado e a TV Assembleia de São Paulo.
Pelo acordo assinado nesta quarta-feira, caberá à Câmara dos Deputados fornecer o sinal digital (gratuito e aberto), enquanto a Câmara Municipal de Sorocaba será responsável pela aquisição dos equipamentos para iniciar as operações de transmissão; e a Assembleia Legislativa de São Paulo fará a gestão do sistema digital.
Opinião pública
Para Chinaglia, a cooperação entre os legislativos federal e municipal privilegia a conscientização política. Ele ressaltou que a Rede Legislativa permite a qualquer cidadão que tenha acesso à TV digital acompanhar os debates do mundo da política.
“[O canal] serve para democratizar a informação, para que as pessoas acompanhem o trabalho do legislador e dos partidos políticos e conscientizem-se daquelas que são as ideias em disputa no espaço da política. Portanto, na minha opinião, isso contribui para a melhor formação do cidadão", disse Chinaglia.
Demanda crescente
Segundo a coordenadora da Rede Legislativa de Rádio e TV, Evelin Maciel, há uma demanda crescente pelos canais legislativos. Atualmente, existem mais de 400 pedidos para transmissão da programação do Legislativo por meio do sinal digital da rede.
“Hoje, 42 milhões de brasileiros vivem sob o sinal dessa rede, já estão prontos para captar. A TV digital ainda não deslanchou, porque ainda temos o sinal analógico, mas a partir de 2016, quando desligarem esse sinal, teremos um boom de audiência”, afirmou.
Tanto o diretor de Mídias Integradas da Câmara dos Deputados, Frederico Schmidt, quanto a coordenadora da Rede Legislativa de Rádio e TV ressaltaram a importância de dar continuidade aos investimentos feitos pela Câmara dos Deputados e expandir a rede de transmissão para 50 cidades, dobrando o alcance das emissoras do Legislativo.
A Rede Legislativa de TV Digital vai inaugurar em breve novos transmissores em Florianópolis (SC), Rio Branco (AC), Natal (RN), Recife (PE) e Salvador (BA). A rede realizou sua primeira operação em 2008, na capital paulista, quando o sistema de TV digital ainda se iniciava no Brasil.
Rádio em Bauru
Também nesta quarta-feira, foi entregue pelo diretor de Comunicação da Câmara Municipal de Bauru (SP), Marcelo Malacrida, o projeto técnico para instalação da Rádio Câmara FM no município. O objetivo da parceria é compartilhar o tempo de programação no rádio e oferecer ao cidadão informações sobre a atividade legislativa.
Esse projeto será encaminhado ao Ministério das Comunicações para autorização da instalação da estação de rádio.
A Câmara de Bauru é uma das pioneiras também em TV digital. A emissora, integrante da Rede Legislativa de TV Digital, está no ar desde julho de 2013 e é referência para as demais câmaras municipais interessadas em operar em sinal aberto, gratuito e digital, em parceria com a Câmara dos Deputados.
Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Pierre Triboli