Henrique Alves vai apelar aos líderes para evitar matérias "radicais"
02/09/2014 - 15:09
O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, adiantou que fará um apelo logo mais, durante a reunião de líderes, para que sejam evitadas as matérias que radicalizem posições. A declaração é uma referência aos projetos polémicos que constam da pauta de votação do plenário, a exemplo do projeto que pretende sustar o decreto presidencial que criou a Política Nacional de Participação Social (PDC 1491/14), defendido pela oposição, mas criticado pela base governista.
Mesmo admitindo a disposição de vários partidos em obstruir a sessão de hoje, ele acredita que será possível uma pauta de consenso.
Votação demorada
O presidente lembrou que a pauta está trancada por uma medida provisória e também por um projeto de lei com urgência constitucional (PL 7735/14), mas que o governo ainda não sinalizou com a retirada dessa urgência.
Alves disse ainda que há vários requerimentos de preferência apresentados pelos partidos tanto de oposição como da base governista. Alguns poderão ter votação nominal, com duração de uma hora a uma hora e meia para análise, o que pode atrapalhar as votações.
Neste momento, o presidente está reunido com a ministra Ideli Salvati, secretária da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República.
Reportagem - José Carlos Oliveira
Edição – Regina Céli Assumpção