Turistas que vieram para jogos da Copa aproveitam para visitar Congresso
20/06/2014 - 18:08

Turistas que vieram assistir aos jogos da Copa do Mundo, em Brasília, aproveitaram para visitar o Palácio do Congresso Nacional. Na primeira semana do mundial, foram 2.915 visitantes brasileiros e estrangeiros, um recorde se comparado ao mesmo período em anos anteriores.
Equatorianos que assistiram à partida contra a Suíça, no dia 15, somaram 134 visitantes à Câmara e ao Senado, e os colombianos que prestigiaram a vitória de sua seleção contra a Costa do Marfim por 2 a 1, nesta quinta-feira (19), foram presença marcante entre os visitantes – foram 133 nos últimos dias.
Nesta sexta (20), uma fila se formou no guichê de identificação, na entrada da Câmara. Jorge Lozano, engenheiro eletrônico colombiano, aprovou a visita e comentou a arquitetura modernista da cidade. “Nos impressionou os salões da Câmara e do Senado. Muito bonitos, muito organizados, muito modernos. É uma construção moderna em comparação com o Capitólio na Colômbia [sede do Parlamento], que é mais antigo", disse.
Nem a proibição de vestir bermudas ou shorts desanimou os turistas. Um grupo de colombianos chegou a comprar calças descartáveis, feitas em TNT, por R$ 5 na lojinha da Câmara. Norberto Grzwacz, brasileiro radicado em Los Angeles (EUA), acompanhava o grupo.
"Foi engraçado ver eles [familiares] colocando a calça, mas valeu a pena. Vamos entrar no Congresso e esperamos aproveitar", disse.
Brasileiros que vieram acompanhar o jogo do Brasil contra Camarões no Estádio Nacional, que será realizado na segunda (23), também aproveitaram para visitar os principais pontos turísticos da capital.
Roteiro
As visitas guiadas no Congresso ocorrem diariamente das 9 às 17 horas, com início a cada meia hora, no Salão Negro, cujo acesso é pela rampa principal do Palácio do Congresso Nacional. A visita, com duração aproximada de 50 minutos, é organizada conjuntamente pelas equipes de relações públicas da Câmara e do Senado.
De segunda a sexta-feira, bermudas, shorts e chinelos são proibidos tanto para homens quanto para mulheres. Grupos com mais de 15 pessoas devem agendar a visita pelo site. Visitas em língua estrangeira ou em Libras também devem ser agendadas.
Fotografias e filmagens são permitidas, exceto durante as sessões plenárias.
Reportagem - Geórgia Moraes
Edição – Janary Júnior