Política e Administração Pública

Falta de quórum leva a cancelamento da reunião da CPMI da Petrobras

18/06/2014 - 15:10   •   Atualizado em 18/06/2014 - 16:53

Foi cancelada nesta quarta-feira (18), por falta de quórum, a reunião administrativa da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga irregularidades na Petrobras. Estava prevista a votação de 379 requerimentos.

Era necessária a presença de pelo menos 11 dos 32 titulares da comissão. Porém, ao final, apenas dez parlamentares compareceram, sendo quatro da oposição, o que levou o presidente do colegiado, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), a cancelar a reunião (confira as assinaturas dos parlamentares presentes).

A próxima reunião da comissão será na quarta-feira (25) da semana que vem, às 13 horas, com o depoimento do ex-presidente da estatal Sérgio Gabrielli.

Para o deputado Júlio Delgado (PSB-MG), houve ação dos parlamentares da base governista para evitar a reunião. “Houve uma manobra clara de membros que estavam fora da sessão e que não assinaram presença apesar de estarem aqui”, afirmou. Pelo menos três senadores que fazem parte da CPMI estiveram pela manhã na CPI do Senado que também investiga a estatal, mas não foram à reunião pela tarde.

Já o relator, deputado Marco Maia (PT-RS), disse que não havia estratégia alguma para esvaziar a comissão. “Hoje à tarde tinha um inconveniente que era o de ser véspera de feriado, uma quarta-feira difícil de mobilização já naturalmente”, disse, em relação ao feriado desta quinta-feira (19). Ele lembrou que era necessário quórum de 17 parlamentares para votar os requerimentos.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.