Cidades e transportes

Votação do relatório sobre repasses para o FPM fica para julho

11/06/2014 - 13:51   •   Atualizado em 13/06/2014 - 15:47

Ficou para o dia 2 de julho a análise do relatório da proposta de emenda à Constituição que aumenta a fatia do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) a ser destinada para o Fundo De Participação dos Municípios (PEC 406/09 e apensadas). A votação do relatório na comissão especial que analisa a proposta estava marcada para esta terça-feira.

Segundo o relator da proposta, Danilo Forte (PMDB-CE), existe consenso entre os deputados sobre o aumento de 23,5% para 25,5% na fatia de arrecadação dos dois impostos destinada ao fundo que financia os municípios.

A ampliação dos repasses foi a principal reivindicação dos prefeitos que vieram à Brasília na 17ª Marcha em Defesa dos Municípios, que ocorreu em maio. Na ocasião, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, prometeu rapidez na votação da proposta.

A Proposta de Emenda à Constituição 406/09 também prevê que sejam distribuídos aos municípios 23,5% da arrecadação do PIS/Cofins e da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido.

Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, os municípios perderam R$ 77 bilhões nos últimos cinco anos por causa das desonerações tributárias feitas pela União.

Saiba mais sobre a tramitação de PECs.

Reportagem - Luiz Cláudio Canuto
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta