Comissão debate Mais Médicos com ministro da Saúde
09/06/2014 - 10:15
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional recebe o ministro da Saúde, Arthur Chioro, nesta quarta-feira (11), para prestar esclarecimentos sobre o modelo da parceria adotada para a contratação de médicos cubanos pelo Programa Mais Médicos para o Brasil e suas diferenças para com os modelos adotados por outros países.
O debate foi proposto pelos deputados Duarte Nogueira (PSDB-SP) e Nelson Pelegrino (PT-BA).
Nogueira afirma que o Programa Mais Médicos tem com objetivo trazer médicos estrangeiros para atender a atenção básica no Brasil nas periferias urbanas e no interior do País. “O Programa já recrutou mais de seis mil médicos e, desse total, 80% são cubanos”, destaca. No entanto, os cubanos recebem salários menores que os outros contratados.
Duarte Nogueira lembra ainda que, após afirmação de que o modelo brasileiro era compatível com programas que a Organização das Nações Unidas (ONU) realiza em 50 países, o Ministério da Saúde afirmou que houve um equívoco e que França, Chile e Itália não têm mesmo acordo com Cuba para a contratação de médicos.
Atenção básica
Já o deputado Nelson Pelegrino defende que a convocação de médicos para atuar na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade social e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), o Governo Federal garantirá mais médicos para o Brasil e mais saúde para a população.
“Hoje, o Brasil possui 1,8 médicos por mil habitantes. Esse índice é menor do que em outros países, como a Argentina (3,2), Uruguai (3,7), Portugal (3,9) e Espanha (4). Além da carência dos profissionais, o Brasil sofre com uma distribuição desigual de médicos nas regiões - 22 estados possuem número de médicos abaixo da média nacional”, pondera.
O debate será realizado às 10h30, no plenário 3.
Da Redação - RL