Educação, cultura e esportes

Câmara dos Deputados inaugura exposição Retratos da Brasilidade

Mostra traz a Brasília 70 obras sobre a diversidade cultural brasileira de artistas renomados como Rugendas, Lasar Segall e Di Cavalcanti.

03/06/2014 - 23:00  

JBatista / Câmara dos Deputados
Presidente Henrique Eduardo Alves visita a exposição Retratos da Brasilidade
Henrique Alves (C): cultura também está na pauta do Parlamento.

A riqueza e a diversidade da cultura brasileira são destaques da exposição "Retratos da Brasilidade", organizada pelo Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB-Faap), em parceira com o Centro Cultural da Câmara dos Deputados. A mostra apresenta 70 obras, entre gravuras, pinturas, fotografias e esculturas de diferentes períodos, tendências e técnicas.

Na abertura da exposição, realizada nesta terça-feira (3), o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, lembrou que além da política, a cultura e a arte também interessam aos parlamentares.

"Este hoje é um momento assim, onde a Câmara mostra que não apenas nas leis, na fiscalização, ela exerce seu papel, mas também na divulgação da imensa diversidade cultural que caracteriza o povo brasileiro”, disse.

Para a presidente da Comissão de Cultura, deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), a colaboração entre a Câmara e a Faap é motivo de orgulho, pois permite que a população veja obras de importantes artistas, como Johann Moritz Rugendas, Lasar Segall, Di Cavalcanti e Aldemir Martins.

"Receber essa exposição, sem dúvida alguma, é mostrar para o Brasil e para o mundo o grande acervo em artes plásticas, em gravuras em geral que o País tem, que garante, sem dúvida, o seu DNA. O seu DNA de cultura multirracial, o seu DNA de Brasil”, afirmou a deputada.

O curador da exposição, José Luis Hernández Alfonso, destacou que o visitante poderá apreciar cenas dos séculos XIX e XX, que focam o trabalho, os grupos humanos, a fauna, a flora e a cultura popular tradicional. “As obras retratam episódios do cotidiano, tanto do passado quanto da atualidade, festas tradicionais e imaginários religiosos. Traz ainda um recorte da grande paixão nacional, o futebol”, acrescentou Alfonso, que é curador do acervo do MAB.

A exposição está aberta todos os dias da semana (inclusive feriados), até o dia 24 de agosto, das 9 às 17 horas, no Salão Negro do Congresso Nacional. A mostra é gratuita. Escolas e grupos de estudantes podem agendar visitas pelo telefone 0800 619 619 ou pelo e-mail exposicoes@camara.leg.br.

Reportagem - Juliano Machado Pires
Edição – Janary Júnior

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.