Deputado quer investimentos para Nordeste aprender a lidar com a seca
Publicação lançada hoje na Câmara sugere medidas para a região enfrentar dificuldades trazidas pela falta de chuvas. Livro está disponível na internet.
03/06/2014 - 18:42
Novas tecnologias, educação e investimentos adequados colocarão o Nordeste em lugar de destaque no cenário nacional, dentro de uma nova mentalidade de não mais combater a seca, mas aprender a viver com ela, afirmou o presidente do Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara dos Deputados, deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE). A declaração foi feita, nesta terça-feira (3), no lançamento do livro “Desafios à Convivência com a Seca”, lançado pelo Cedes, com a colaboração da Embrapa, do Banco do Nordeste e do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos.

“Não podemos combater um fenômeno climático inevitável, porém podemos conviver com ele”, salientou o parlamentar. Ele destacou que, na região, existem ciclos curtos de 13 anos e ciclos longos de 26 anos de estiagem. Na avaliação de Inocêncio, é precisamos usar o conhecimento disponível para se adaptar a esses ciclos, agindo preventivamente e mudando a mentalidade sobre o tema.
Propostas
O livro incorporou debates entre técnicos, professores, parlamentares, consultores legislativos e representantes do Poder Executivo no Cedes e durante a comissão geral que abordou o assunto. Concluiu-se que, a exemplo de outros países como a Austrália, o uso de tecnologias eficientes e a educação do homem nordestino podem transformar a região em um dos motores do crescimento nacional.
Entre as várias propostas para que a região aprenda a conviver com a sua realidade climática, o estudo destaca:
- construção de adutoras, poços artesianos, barragens, açudes e cisternas;
- incorporação de novas tecnologias como irrigação por gotejamento e introdução de plantas geneticamente modificadas, com maior capacidade de conviver com o estresse hídrico;
- implementação de silos para armazenagem de ração animal;
- criação de animais adaptados ao semiárido – caprinos e ovinos deslanados;
- adoção do manejo sustentável para a produção de lenha, ainda responsável por 30% da energia do Nordeste; e
- incentivo à produção de formas alternativas de energia – eólicas, solar e de biomassas.
Download gratuito
A publicação “Desafios à Convivência com a Seca” pode ser baixada pelos internautas na página da Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados.
Da Redação – MO