Política e Administração Pública

Políticos cobram propostas mais claras dos partidos

26/05/2014 - 20:55  

Representantes de partidos políticos que participaram nesta segunda-feira (26) do seminário "E o povo foi às ruas... Repensando o papel dos partidos políticos" afirmaram que essas instituições têm de democratizar suas práticas para se reconectar com os eleitores.

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Seminário Internacional
Vieira da Cunha: partidos políticos não souberam se renovar e acompanhar os novos tempos.

Líder do PDT na Câmara e vice-presidente nacional do partido, que organizou o debate, o deputado Vieira da Cunha (RS) reconheceu que os partidos políticos não souberam se renovar e acompanhar os novos tempos. “Como disse o Capilé [Pablo Capilé, ativista cultural do Movimento Fora do Eixo], nossos partidos são paquidermes, nós nos sentimos muito afastados desses movimentos, principalmente dos que surgiram no ano passado”, afirmou.

Falta de propostas
Para o deputado Vieira da Cunha, uma das razões para essa inadequação dos partidos ao tempo atual é o período “relativamente curto pós-ditadura para alinhamento partidário”. “No Brasil, os partidos têm falhado nessa missão de ser pilar do regime democrático, por vários motivos. Um deles é a falta de clareza de suas propostas”, disse.

Já o senador Cristóvão Buarque (PDT-DF) lembrou que, conforme pesquisa do instituto Latinobarómetro, apresentada no seminário, a confiança nos partidos é a última entre todas as instituições – em 24%. Para o senador, “aí talvez esteja a chave das revoluções sem líderes”. Aliás, na opinião do parlamentar, essa falta de lideranças reflete a falta de propostas vigente em toda a sociedade.

Reportagem – Maria Neves
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.